Especial Castelos: Château de Chambord

Chambord

Já falamos aqui sobre o Vale do Loire, que é famoso por abrigar os mais charmosos castelos da França, como o Château de Chenonceau e o Château D’Amboise. Lá, encontra-se o Castelo (ou Château, no francês) de Chambord: o maior do Loire, contando com 440 cômodos e uma lareira para cada dia do ano (são 365 chaminés)!

Com espaço para abrigar cerca de 2 mil pessoas, é considerado uma obra-prima renascentista, mas, antes disso, era considerado um simples retiro de caça, até ser reformado por Francisco I que decidiu acabar com todos os outros châteaus da região criando o château dos châteaus.

ChambordAo que parece, Leonardo da Vinci foi convidado para morar em Amboise (cidadezinha próxima) no intuito de ajudar no projeto do Chambord. No entanto, as construções levaram 25 anos para serem concluídas e foram finalizadas por Luís XIV, cujo próprio palácio ainda não havia sido terminado. Um fato curioso é que o castelo não foi construído pensando em ataques inimigos e, por isso, suas paredes, fosso e torres foram feitos apenas com o intuito de decorar.

No Chambord encontra-se a famosa escadaria onde duas pessoas, subindo e descendo, podiam se ver mas só se encontravam no topo e no final dos degraus (até hoje tento entender isso). Fala-se muito também do teto do castelo, onde há, dentro do formato de toda a arquitetura italiana, uma incrível mescla de coruchéus, torretas e espirais. Dos terraços do teto eram assistidos os espetáculos de verão, lugar privilegiado reservado especialmente para a corte, que também podia contemplar daquele ângulo a imensa propriedade do château.

Aparentemente, o château sempre oscila entre a glória e o abandono. Em vários pontos de sua história ele beirou o esquecimento e descaso, até ser posto nas mãos de alguém que o manteve em pé ou restaurou seus danos. Hoje, o belíssimo Chambord é uma das principais atrações turísticas da França.

Um fato interessante sobre esse castelo é que, de acordo com o blog oficial da Disney, ele foi a inspiração do castelo do Adam, ou a Fera, de A Bela e a Fera. ♥

As fotos usadas nesse post foram achadas no Pinterest. Se você souber o nome dos fotógrafos, por favor nos avise pelos comentários para colocarmos os devidos créditos.

Alícia

1Pingbacks & Trackbacks on Especial Castelos: Château de Chambord

  1. […] Hoje eu vou falar um pouquinho da minha experiência conhecendo o famoso Castelo de Chambord, cuja história eu já falei um pouquinho aqui. […]