Limônides

Limônides (do grego leimôn, “prado úmido”, ou do latim limum, “limo”), também conhecidas como limoníadas ou limácidas, eram, na mitologia grega, as ninfas dos prados e das campinas inundáveis.

Não há muita informação sobre essa classe de ninfa na internê. A única coisa que se conta, em todo o lugar que fala sobre esse assunto, é o mito de Minta (também conhecida como Menta ou Minthe), amante de Hades. Particularmente, eu não compreendo o porque disso, pois Minta não era uma limônide – era uma náiade que vivia no rio Cocito – e, aparentemente, não virou uma. (EXPLIQUEM-ME, PFAVOR!). Mas, apesar disso, o mito é bem bacana e mostra o lado mais “humano” dos deuses e dos seres mitológicos.

Minta (Menta), dizem os homens, era uma donzela do mundo subterrâneo, a Ninfa do Cocito, e ela deitava-se no leito de Aidoneus (Hades); mas quando ele raptou a jovem Perséfone no monte Aitnaian [na Sicília], então ela protestou em voz alta com palavras arrogantes e enlouquecida pelo ciúme estúpido, e Deméter espezinhou-a com os pés, destruindo-a. Pois ela havia dito que era mais nobre de forma e mais excelente em beleza do que a Perséfone de olhos negros, e gabou-se que Aidoneus voltaria para ela e baniria os demais de seus salões: tal paixão caiu sobre sua própria língua. E da terra ramificou-se na frágil erva que leva seu nome. – Opiano, Haliêutica 3,485

Outras versões do mito dizem que, ao invés de ser transformada em planta por Deméter, ela foi transformada por Perséfone, ao ver eles passeando na beira do rio Aqueronte. Aí, furiosa pela traição do marido, ela transformou Menta numa planta rasteira, justamente por poder ser facilmente pisada por qualquer um. Se liga no ciúme da mulher… Mas, em compensação, Hades deu a ela qualidades aromáticas e medicinais. Já tô shippando. <3

Enfim, caso conheçam mais sobre as limônides, ou queiram desfazer o nó que essa história da Minta deu na minha cabeça, comentem, que não custa nada.

OBS.: Não existem imagens na internet sobre esse mito. O que dá pra se encontrar são alguns trabalhos no DeviantArt, que foi onde eu achei essa imagem genial e divertidíssima que tá aí ao lado. O trabalho é do Andrea, usuário italiano do Deviant, que me deu a liberdade de postar a imagem aqui.

 Laís

0 comment on Limônides

  1. Nivea
    22/09/2014 at 16:58 (3 anos ago)

    Tinha um livro na biblioteca da escola que estudei no EM, que era um dicionário de mitologia grega, e falava dos diversos personagens e divindades que aparecem nos livros épicos e nas peças de teatro grego, talvez se procurar por esse livro, encontre mais informações, tanto sobre as Limônides ou Minta, vou procurar pelo título, porque eu não lembro, qualquer coisa eu volto aqui…

  2. Nivea
    22/09/2014 at 17:04 (3 anos ago)

    Eu acho que era esse aqui que eu lia: DICIONARIO DE MITOLOGIA GRECO-ROMANA. SAO PAULO: ABRIL CULTURAL.

    • Laís Sperandei
      22/09/2014 at 18:46 (3 anos ago)

      AH! Valeu Nivea! Vamos catar, por aqui. Um beijo.