Especial Castelos: Burghley House

A 1,4km ao Sul de Stamford, Inglaterra, está Burghley House, uma casa (oi?) de campo datada do século XVI, construída por Sir William Cecil, 1º Barão Burghley. E nada menos que chefe dos conselheiros da Rainha Elizabeth I, entre os anos de 1555 e 1587 (grande parte do seu reinado).

Tido como um dos principais exemplos da arquitetura inglesa do século XVI, o edifício, em sua maior parte em estilo barroco, possui 35 grandes salas, distribuídas em seus dois primeiros andares, e mais de 80 salas menores e inúmeros halls, corredores e salas de banho.

O palácio foi construído, originalmente, na forma da letra E, em homenagem à Rainha Elizabeth I, queridona do Sir Cecil. Até o século XVII o Burghley possuia grandes galerias abertas no térreo, mas elas foram fechadas. Atualmente, falta no edifício sua ala Noroeste, que foi demolida, a mando do 9º Conde de Exeter, para permitir uma melhor vista do parque que há em volta. Durante esse período,a fachada Sul também foi modificada, sendo elevada com o objetivo de alterar a linha dos telhados.

A propriedade, que atualmente pertence a uma instituição de caridade formada por descendentes de William Cecil, já deu as caras em alguns filmes bem conhecidos: fez participação em O Código Da Vinci, Orgulho e Preconceito (o de 2005) e em Elizabeth, The Golden Age.

Laís

Comments are closed.