Centauros

Os centauros (do grego Κένταυρος, Kentauros, “matador de touros”, e do latim Centaurus) são seres mitológicos com dorso e cabeça de ser humano e corpo e pernas de cavalo. Apesar de não serem muito mencionados, os centauros do sexo feminino eram chamados de Kentaurides ou Centaurettes (e esse último parece nome de líder de torcida).

De acordo com a mitologia grega, os centauros viviam pelas montanhas de Tessália e eram divididos em duas famílias:

  • os filhos de  Íxion e Nefele, aqueles que eram indisciplinados, comiam carne crua e “simbolizavam a força bruta e cega”. O mais conhecido dessa classe é Nesso, morto por Hércules por tentar violentar sua mulher, Djanira (quedelhe a Meg gente).
  • e os filhos de Filira e Cronos, que representavam justamente o contrário dos outros, “a força aliada à bondade, a serviço dos bons combates.” Dessa classe, o mais conhecido foi Quíron, por sua inteligência, bondade e seus conhecimentos sobre a medicina.

Num dado momento da história, Hércules acabou por levá-los à quase-extinção.

Mas, mitologias à parte, muita gente já foi cativada por esses seres sem nem mesmo saber de sua “origem”, pois eles já apareceram em obras de literatura, filmes e desenhos.

Entre 1918 e 1921, foi produzido por Winsor McCay um desenho sobre essas criaturas, intitulado The Centaurs. Essa animação não foi concluída e foi meio que “deixada pra lá”, o que fez boa parte do filme inutilizável, mas aqui, no Youtube, vocês podem conferir o fragmento recuperado.

Lá por 1940, a Disney produziu seu terceiro filme de animação, Fantasia. Em um dos seus oito segmentos, o Sinfonia Pastoral, podemos ter um vislumbre do Monte Olimpo e de seus sátiros, cavalos alados e centauros.

Na série de livros e filmes Percy Jackson e Os Olimpianos, de Rick Riordan, centauros são tidos como selvagens, mas a exceção do filme é Quíron (não o mesmo de lá de cima, eu acho), o sábio e hábil treinador de heróis.

E em Harry Potter, da J.K. Rowling, quem não lembra do Firenze dando aula de Adivinhação no lugar da Trelawney?? Nessa série, os centauros são conhecidos por suas habilidades em Profecia, Arqueirismo e Astrologia, além de possuírem poder de cura.

Por último, mas não menos importante, temos As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, onde os centauros são tidos como sábios e nobres. Assim como os de Harry Potter, possuem grande dom para a Astronomia, Profecia e Cura, além de serem ótimos guerreiros, ferozes e valentes.

E aí, vocês já sabem quais são os seus centauros favoritos?

Hastaaaa!

Laís

0 comment on Centauros

  1. Nivea
    31/08/2014 at 15:03 (3 anos ago)

    É a representação de Sagitário… e pelas características do signo é mais próximo ao primeiro tipo, pois são expansivos, com uma energia quase desastrosa (delicadeza 0 aqui) e um desejo muito grande por viagens, sem muito apego ao lar ou às regras que aprisionam… são muito piadistas e bem humorados também, levam o lema “Zueira Never Ends”, às últimas consequências…