Urânias

Na mitologia grega, as ninfas celestes são chamadas de Astérias ou Urânias. Em sua maioria, essas ninfas eram filhas do titã Atlas, que por sua vez foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre.

Híades

Quem entende de astrologia sabe que as Híades são um aglomerado estrelar aberto que, por sua vez, significa um sistema estelar de corpos celestes, cuja forma é irregular, podendo englobar milhares e milhares de estrelas. Entretanto, quando o assunto são as ninfas Híades, existem algumas variáveis da história de como elas se tornaram estrelas. Uns dizem que foi Zeus, grato a um serviço prestado por elas a Dionísio, que as rejuvenesceu até que elas se tornaram uma constelação. Outros dizem que elas morreram de tristeza (literalmente) pela morte de Hyas, e Zeus recompensou-as pelo amor e converteu-as em estrelas.

Seu nome foi muito associado pelos gregos como a chegada das chuvas, pois o aparecimento dessas estrelas coincidia com épocas chuvosas.

Nomes das ninfas: Ambrosia, Ésile, Corônis, Dione, Pólixo e Féio.

Hespérides

hesperidesAs ninfas Hespérides são também conhecidas como as ninfas do poente. Sua paternidade é muito duvidosa: não se sabe se são filhas de Zeus, Fórcis ou Atlas. Essas ninfas são encarregadas de trazer a luz da tarde ao mundo, fazendo assim parte do ciclo do dia (por isso o nome que vem do grego Hespéros, que significa “tarde”). As Hespérides eram conhecidas pela sua beleza e por simbolizarem a fertilidade da terra. Moravam num palácio em frente ao famoso jardim das árvores dos pomos de ouro (plantadas por Hera), no extremo Ocidente. Consideradas Guardiãs da Ordem Natural, as sete ninfas Hespérides tinham o poder de controlar bestas selvagens.

Nomes das ninfas: Aretusa, Hespéria, Hespéris, Egéria, Clete, Ciparissa e Cinosura.

Plêiades

Eram filhas de Atlas e Pleione, filha do Oceano. Isso explica seu nome, que deriva do grego pleîn, “navegar”. Enquanto que as Híades possivelmente foram amas de Dionísio, as Plêiades foram as mestras do pequeno Dionísio. As Plêiades começaram a ser perseguidas por  Órion (após Atlas ser condenado por Zeus) e o todo poderoso pai de Dionísio, muito grato pela ajuda das ninfas ao seu filho, transformou-as em pombas para que pudessem voar e fugir, sem muito efeito. Zeus então resolveu acabar com a perseguição de uma vez por todas e transformou as Plêiades em estrelas.

Um fato interessante é que, no Brasil, os índios também conheciam as Plêiades, que recebiam o nome de “Seichu” e simbolizavam a chegada da chuva.

Nomes das ninfas: Electra, Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope.

Néfelas

nefelasNascidas de Oceanos e de Tétis, as Néfalas são as ninfas das nuvens e das chuvas, sendo irmãs das Náiades. As Néfelas habitam o topo das montanhas onde, belíssimas, bailam com suas vestes esvoaçantes. Assim como as Hespérides, essas ninfas dão vida ao mundo, jogando cântaros e águas à natureza.

Nomes das ninfas: Crócale, Néfela, Híale, Rânis, Pseca, Fíale e Quione.

 

Este foi um breve resumo desses seres fantásticos, com informações retiradas unicamente da internet. Espero que tenham gostado!

Alícia

0 comment on Urânias

  1. Anite
    27/08/2014 at 12:51 (3 anos ago)

    Que post necessário {rs} Acho lindo ler sobre mitologia, logo gosto demasiado da mesma. Conhecia algumas coisas sobre divindades relacionadas às estrelas e constelações. Aqui foi descrito muito bem, adorei saber os nomes exatos. <3

    Este lugar é um encanto.

    • Alícia Cohim
      27/08/2014 at 17:20 (3 anos ago)

      Que ótimo! Fico muito feliz em saber, é sempre muito bom receber esses elogios porque eu me sinto tipo “ufa, minha pesquisa valeu a pena” hahah Obrigada Anite, você é sempre bem-vinda aqui! 🙂