Konstantin Makovsky

Konstantin Yegorovich Makovsky (20 de junho de 1839 – 17 de setembro de 1915) foi um influente pintor russo que tinha uma visão bem idealizada da Rússia de séculos anteriores (temos como exemplo O Traje da Noiva Russa, de 1889).

Tomou para si o posto de melhor aluno da Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, na qual ingressou em 1851. Em 1858, entrou para a Academia Imperial de Artes de São Petersburgo, onde também foi um grande aluno e participou de diversas exposições.

Mas foi lá por 1880 que ele se tornou o autor de retratos e pinturas históricas, o que fez ele virar um dos pintores mais apreciados da época. E é nisso que o nosso post foca (foca, he).

As pinturas idealizadas de Konstantin são belas em todos os sentidos, além de caracterizarem toda a beleza do tempo dos czares e das czarinas. Os detalhes são infinitos e, num todo, acabam por nos dar uma vontade imensa de ser transportados pr’aquele tempo. Volta e meia eu acabo ficando frustrada quando vejo esse tipo de pintura, justamente por não ter nem um terço dessa delicadeza nos dias de hoje. Mas e vocês?

Laís

1 Comment on Konstantin Makovsky

  1. Nivea
    08/08/2014 at 17:36 (3 anos ago)

    A corte russa, não é muito relembrada pelos historiadores… uma pena, pois eram tão deslumbrantes como a corte francesa e inglesa…