Espelho, espelho meu…

Sou vidrada em pesquisar diversas coisas sobre um mesmo assunto. Por isso, comecei a pesquisar tudo o que já havia sido feito na vida sobre o conto Branca de Neve, ou Schneewittchen, originalmente escrito pelos Irmãos Grimm. E o resultado foi uma camaçada de coisa, hein… Pois então, peguem o saquinho de pipoca, o refrigerante (ou o suquinho, pra quem tá de dieta) e bora lá:

Betty Boop

Começamos a nossa viagem no ano de 1812, com a primeira publicação de Schneewittchen, dos Grimm, na Europa. Após algum tempo, entre 1912 e 1913, o roteiro foi adaptado para o teatro e fez um baita sucesso na Broadway, com Snow White and the Seven Dwarfs. Mais tarde, em 1916, esse mesmo roteiro seria reutilizado em um filme mudo, com a personagem do título  sendo interpretada pela mesma atriz do teatro, Marguerite Clark. Em 1933 foi produzido um curta com a participação da lindíssima e sensualíssima Betty Boop como Snow. Vocês conseguem imaginar o sucesso que deve ter sido?

Elke Arandt

Em 1937, foi lançado o Snow White and the Seven Dwarfs, que todos nós conhecemos, primeiro longa-metragem de animação da Disney e nomeado o maior filme de animação de todos os tempos, em 2008, pelo American Film Institute.

Venhamos e convenhamos, a Alemanha e a Rússia são mestres (ou eram?) em fazer adaptações de contos de fadas.  Foram lançados, em 1955, o Schneewittchen und die sieben Zwerge, tendo Elke Arendt como protagonista, e em 1961, o Schneewittchen, com Doris Weikow no papel da branquela. Também em 1961, o diretor americano Walter Lang resolveu fazer uma paródia com os Três Patetas e disso saiu Snow White and the Three Stooges, onde a princesa foi interpretada por Carol Heiss.

It’s apple time! Doris Weikow, Elizabeth McGovern, Ginnifer Goodwin, Monica Keena e Kristin Kreuk

Pulando um pouco e indo direto para a década das reuniões dançantes, em 1984, no Teatro dos Contos de Fadas, veio o episódio da Branca de Neve, com a fofíssima Elizabeth McGovern como Branca. Em 1987, saiu, como uma parte da série Cannon Movie Tales, o Snow White, onde Nicola Stapleton deu vida à personagem. Em 1992, vivida pela alemã Natalie Minko, tivemos novamente um Schneewittchen und das Geheimnis der Zwerge.

Chegando mais perto de onde estamos hoje, em 1997 lançaram Snow White: A Tale of Terror, prometendo uma versão ainda mais macabra da história original (que já é bem ruinzinha né). A personagem foi vivida, dessa vez, pela linda Monica Keena, com Sigourney Weaver como sua madrasta. Já no século XXI, temos Snow White: The Fairest of Them All, que é de longe o meu favorito, ainda mais que ele segue alguns aspectos da história original que nem um outro filme (que eu já tenha assistido) segue. Temos Kristin Kreuk (a eterna Lana Lang, de Smallville) sendo linda como Snow e, ainda, Miranda Richardson como a Rainha. <3

Lily Collins e Julia Roberts

Lily Collins e Julia Roberts

Em 2011, direto do forninho da ABC, saiu Once Upon a Time, uma das séries mais queridinhas do momento. Nela, temos Ginnifer Goodwin como Snow White e Mary Margaret (tá nos meus planos fazer um post sobre a série, então sosseguem o facho). Pouco tempo depois, competindo loucamente, vai pras telonas Mirror Mirror e Snow White and the Huntsman, com Lily Collins e Kristen “Ew” Stewart, respectivamente, no papel principal, e Julia Roberts e Charlize Theron como a Rainha. (Esses dois últimos filmes são, na minha opinião, os piores e, mesmo tendo achado a Lily Collins bem simpática como Branca de Neve, o filme, num todo, ficou podre demais. E, desculpa, mas não vou nem comentar sobre a atuação da Kristen… Mas, thumbs up pra Charlize!). Também em 2012, lá pro finalzinho do ano, saiu o espanhol Blancanieves, totalmente em preto e branco e com uma visão bem diferente da história que conhecemos. Dessa vez, o personagem central é vivido pela Macarena García.

 Finalizando esse post especial pra “mais bela de todas”, deixo pra vocês a pergunta:

[polldaddy poll=7954170]

OBS.: Caso tenham se interessado por algum dos filmes, comentem aí que a gente encontra pra vocês.

Laís

2 Comments on Espelho, espelho meu…

  1. Nivea
    14/07/2014 at 23:19 (3 anos ago)

    OUAT! ^^

    • Laís Sperandei
      15/07/2014 at 12:44 (3 anos ago)

      Quem não ama a Ginnifer, né??!!?!?!