Especial Castelos: Palácio da Pena

Foto de Isaac Afonso

Localizado na vila de Sintra, em Lisboa, Portugal, o Palácio Nacional da Pena, ou Palácio da Pena (só pros íntimos, falou?) confunde não só por ser bem coloridinho, mas por ter em sua construção também os estilos neogótico, neo-islâmico, neo-renascentista e diversos traços indianos. Poxa…

Nos primórdios de sua existência, lá pelo século XV, era somente uma pequena capela. Com uma mudança na realeza, no século XVI, foi feita uma reconstrução geral no local com o objetivo de doá-lo a um convento. Sem sorte, no século XVIII, o palácio foi atingido por um raio, que acabou por destruir parte de sua torre, a capela e também a sacristia (fora que logo depois veio um terremoto que só piorou com as coisas, tsk tsk).

O palácio só virou o que é agora depois da reforma feita a mando de Fernando II de Portugal, que ficou maravilhado com as ruínas que encontrou no meio da serra de Sintra, no século XIX. Foram feitas inúmeras reformas, tanto construtivas quanto decorativas e, dentre todas elas estavam os dedinhos de D. Fernando, que era tido como um homem “eclético e exótico”.

Depois da morte de Fernando II, o palácio foi deixado para sua segunda esposa, Elisa Hendler, a Condessa de Edla.

Laís

1Pingbacks & Trackbacks on Especial Castelos: Palácio da Pena

  1. […] do eclético estilo romântico de Sintra, assim como muitos outros palácios próximos (como o da Pena!). A beleza desse palácio se deve ao arquiteto inglês James Knowles Jr. (parente da Beyoncé, […]