Swan Maidens

swan maidens51

Há pouco tempo a Laís fez uma pesquisa sobre as Swan Maidens, mas resolvemos expandir nossas pesquisas e fazer algo um pouquinho maior e com mais informações ainda!

Há muito tempo conheci, por meio de uma ilustração do John Bauer que intitulava-se Swan Suit, a lenda das Swan Maidens. Me encantei de cara ao pesquisar mais sobre o assunto, pois sempre tive verdadeira adoração por cisnes. Achei alguns contos pela internet e até alguns livros estrangeiros (que nunca consegui comprar), mas nunca achei muita coisa. Tudo que existe por aqui relacionado a isso é muito escasso, uma pena. Porém, por meio de pesquisadas aqui, pesquisadas acolá, consegui fazer para vocês um breve resumo do que as Swan Maidens de fato seriam.

Assim como as já citadas Selkies, as Swan Maidens são seres míticos que conseguem se transformar de ser humano para outro animal, no caso, cisne. Para se transformar em humana de novo, a Swan Maiden deve retirar sua pele ou um robe de penas (varia de conto para conto, de lenda para lenda) e assim voltará a ser donzela novamente. O que sempre acontece em narrativas onde existem tais seres transmutáveis é que eles sempre são surpreendidos quando deixam suas peles ou robes em algum canto para banhar-se ou divertir-se e, no retorno, não encontram mais a chave para a sua transformação. Assim sendo, elas permanecem presas a quem roubou sua liberdade e sua identidade até o dia em que achem novamente o item que lhes assegura seu retorno para casa, junto de suas irmãs cisnes.

swan maidens2

As Swan Maidens são extraordinariamente belas. Assim como os cisnes, são retratadas em pinturas e ilustrações como donzelas longilíneas, alvíssimas e donas de uma beleza elegantíssima, a ponto de encantarem até o mais esnobe dos homens e fazer ele roubar, como um bobo apaixonado, o seu robe de penas. Mas, como nem tudo são flores, a Swan Maiden também é selvagem e foge de sua natureza ser aprisionada a uma casa como uma simples esposa, mesmo sendo a mais bem tratada das esposas.

swan maidens6Os filhos das Swan Maidens têm papel importante, pois são eles quem (em muitos contos) contam para a mãe o verdadeiro esconderijo do robe de penas. Mesmo assim, quando as mães finalmente acham a chave para sua transformação, abandonam os filhos em terra com os pais, pois além do instinto de voltar e reunir-se com as irmãs falar muito alto, seria impossível levar alguma criança consigo numa viagem longa pelos céus.

É desconhecida por mim a causa da transformação de algumas mulheres em Swan Maidens, embora seja muito divertido conjecturar sobre magias antigas e motivos que levariam a aprisionar uma donzela no corpo de um cisne. É também muito difícil achar algo que faça referência a elas, como eu já falei no início, embora tenhamos um grande exemplo conhecido no mundo todo: O Lago dos Cisnes. Não fala-se exatamente em Swan Maidens, mas dá a entender que Odette e as outras irmãs são, na verdade, tais seres míticos.

tumblr_my87a0am541rfonoho1_500

Alícia e Laís

1Pingbacks & Trackbacks on Swan Maidens

  1. […] contos do folclore sueco. Inclusive esse conto maravilhoso sobre swan maidens (já falamos delas aqui). Leiam e […]