Dragões

Dragão aladoDragões (do grego drákon, ou δράκων)  são criaturas mitológicas que podem ser encontradas nas histórias de várias civilizações. Eles possuem aspecto reptiliano, com asas, poderes mágicos e hálito de fogo, e, na maioria das vezes, são representados como animais de grande porte. (Digo “na maioria das vezes” porque não tenho como esquecer do Mushu, o lagarto dragão do Mulan.) Acredita-se que o que deu origem aos mitos sobre dragões foi o descobrimento de fósseis de grandes animais, como dinossauros, pelos povos antigos; a representação mais antiga de criaturas semelhantes a dragões é datada de aproximadamente 40.000 a. C.

Boitatá, o dragão brasileiro Apesar de ser uma presença comum em muitos folclores, a variedade de dragões que existem em histórias e mitos é enorme. Em cada cultura, eles assumem uma simbologia diferente. Para os chineses, o dragão é a criatura mais importante da sua mitologia, pois é considerado um símbolo de grande poder, muito diferente da mitologia persa, que cita os dragões como bestas que atemorizavam os homens, roubando o seu gado e destruindo as suas florestas. No México, uma divindade da cultura asteca, Quetzalcóatl, era representada como uma serpente alada e, aqui no Brasil (por que não mencionar?), o Boitatá, uma cobra gigantesca com olhos brilhantes, que defende as matas daqueles que as incendeiam.

Draco meio "bolado"Hoje em dia ainda podemos encontrar essas criaturas míticas. Na televisão, podemos vê-los no filme The NeverEnding Story, do ano de 1984, em que um garoto acaba, por meio de um livro, sendo transportado para um mundo que sente a necessidade de um novo herói, sendo ajudado pelo dragão com cara de cachorro Falcor. Outros exemplos de filmes são Eragon, de 2006, e Dragonheart, de 1996, onde, em ambos os filmes, os mocinhos passam a ter como parceiros os dragões SaphiraDraco, respectivamente. Além destes Dany e baby Drogon, não tenho como deixar de mencionar a Game of Thrones, série da HBO, onde a Daenerys (Dany, pros íntimos), interpretada pela linda Emilia Clarke, possui não só um, mas três desses lindinhos, chamados Viserion, Rhaegal e Drogon.

Saphira gloriosa na capa do Eragon

E, sim, também dá pra topar com eles em livros! Muitos desses livros são as versões literárias dos filmes dos quais eu falei aí em cima, tipo o Eragon, que é o primeiro do Ciclo da Herança, de Christopher Paolini, ou a A Song of Ice and Fire, livro que deu origem a Game of Thrones, de George R. R. Martin. Dragões também são mencionados na saga Harry Potter, de J.K. Rowling (ah, sério?) e na O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

Digo a vocês que vale muito a pena pesquisar mais sobre dragões, pois é, ao menos pra mim, um assunto fascinante.

Laís

0 comment on Dragões

  1. Nivea
    25/07/2014 at 15:33 (3 anos ago)

    Tem um documentário, que trata da hipótese dos dragões terem sido reais, e como cientificamente eles poderiam existir… acho que é da Discovery, não lembro… dava aquela sensação de “será?”… achei bem legal…

    • Laís Sperandei
      25/07/2014 at 16:47 (3 anos ago)

      Ah, bacana! Quem nunca quis ver um dragão de verdade, né? kk Vou dar uma procurada, Nivea. Obrigada pela dica! Um beijo.