Faeries

f77c187c-f3fa-4d53-88a0-06e82228be37-large-profilefairies2

Faeries é mais um trabalho realizado pelo renomado ilustrador Brian Froud.  Além de suas ilustrações, o livro conta, também, com o trabalho de Alan Lee.

Alan Lee nasceu em 1947 e se tornou famoso após retratar, no papel, passagens descritas nos inúmeros livros do autor J.R.R. Tolkien.

O mais bonito do livro, visualmente falando, é a junção das ilustrações do Froud com as do Lee. Acontece que um possui imagens mais carregadas, apesar de retratar com perfeição, sempre usando tons escuros e carregando nas expressões dos seres que desenha. Já o outro usa tons mais suaves. Isso torna agradável a leitura e a visualização dos seres abordados.

img-thing

Quando o livro foi primeiramente publicado, ele ficou conhecido por ser um pouco revolucionário e até mesmo chocante. Começou de maneira inocente, quando Ian Ballantine pediu a eles para criarem uma espécie de continuação para o seu bestseller, Gnomes, mas falando sobre fadas. Alan Lee e Brian Froud não fizeram absolutamente nada que consta no livro, pois queriam ser o mais fiéis que pudessem. Assim, se inspiraram no folclore de Dartmoor, onde os dois viviam. Quando perceberam, eles estavam retratando a verdadeira natureza das fadas, não apenas ilustrando pequenas garotinhas com asa em camas de flores. Acredita-se que isso tenha sido, sobretudo, o que causou o verdadeiro sucesso do livro.

tumblr_m5bol07eUw1ro0ixho1_500O livro coloca, logo no início, que é impossível ser introduzido ao fantástico mundo das fadas e que as verdadeiras fadas não são as mesmas que nós vemos em contos com finais felizes, pois estes, apesar de ter um grande valor, não mostram a realidade sobre como elas representam um poder mágico incompreensível para os humanos e, por isso, hostil; ou mesmo que, no mundo das fadas, as criaturas não pensam e, muito menos, sentem como os humanos. Fadas são extremamente atraídas pela criatividade e por momentos de grande emoção, dos quais procuram participar. Poetas, artistas, escritores, escultores, músicos, etc, recebem uma identificável, invisível, sensível, delicada e poderosa força, que é chamada de inspiração. Não é coincidência que essas também sejam as principais características das fadas.

Bom, essa foi uma pequena (minúscula) introdução ao livro Faeries e já dá para perceber o poder e a magia que envolvem tudo o que lá foi escrito. É um livro apaixonante e… Ah! Não dá para falar os inúmeros sentimentos que se passam quando se carrega esse livro nos braços; é pura magia, pessoal, de verdade. Absolutamente, recomendo a todos os amantes desses seres maravilhosos.

Para os interessados, vocês podem encontrá-lo na Livraria Cultura ou na Livraria Saraiva. A diferença de preço se dá ao fato de que o livro que está a venda na Cultura é uma edição deluxe e a da Saraiva não, mas isso depende de vocês!

lget0221+cowslip-faery-brian-froud-s-faeries-poster-card

Alícia

Comments are closed.