Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault

Contos de Mamãe Gansa, de Charles PerraultNa minha última ida à livraria Saraiva, tive um pequeno ataque (foi lindo, vocês tinham que ter visto) e comprei o livro Contos de Mamãe Gansa (Contes de Ma Mère L’oye), do Charles Perrault. Essa nova edição da Coleção L&PM Pocket, traduzida pela Ivone C. Benedetti, contém algumas das histórias mais conhecidas dele, como Chapeuzinho Vermelho, A Gata Borralheira e o Gato de Botas.

Todos esses contos eram, originalmente, de autoria desconhecida, pois eram de cunho popular e passavam de um para outro oralmente. Assim, Perrault foi os recolhendo e registrando entre os anos de 1691 e 1697, e adaptando-os para serem lidos por diversos públicos.

Nós conhecemos essas histórias como contos de fadas, historinhas infantis que nossos pais nos contavam quando eramos crianças. Mas, nesse livro, elas são contadas à la Charles Perrault, tendo como principal tom o humor e o irreal, porém, ainda retratando, de um certo modo, a sociedade da época.

O que eu mais gostei dessa edição é que acompanha as “morais da história” e, dependendo da história, estas podem ser bem cruas, maliciosas. Não me lembro em que site eu li, mas sei que a classificação do livro era para maiores de 10 anos, pelo fato de muitas das histórias não terminarem com um “final feliz”. Aparentemente é tenso e a gente (eu, pelo menos) logo pensa “SANGUE E DOR E REJEIÇÃO!” (vide Pequena Sereia), mas não, não tem nada disso. Apenas não é mantida a ilusão do perfeito e maravilhoso.

Enfim, estou lendo o Contos de Mamãe Gansa e, conforme for, vou postando aqui alguns contos que estão nele. Fiquem atentos, muchachos!

Laís

0 comment on Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault

  1. Priscila Paula
    28/05/2013 at 20:38 (4 anos ago)

    Eu achei muito enteresante.Muito mesmo minha professora ela falou que agente tem que pesquisar os livros de o monte de autores depois o diretor ou cordenador vai ver a nossa historia e vai ficar com 10 na nota eu acho que é isso aí

  2. Priscila Paula
    29/05/2013 at 13:03 (4 anos ago)

    minha respota é que eu gosto muito e eu queria encomendar para minha escola e para as professoras

2Pingbacks & Trackbacks on Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault

  1. […] Pele de Asno é um dos contos que estão no livro Contos de Mamãe Gansa, do qual eu já falei aqui, do Charles Perrault. De acordo com o Wikipédia, os Grimm escreveram uma outra versão dele (que […]

  2. […] pela primeira vez em 1697 (no Contos de Mamãe Gansa), o conto O Barba Azul é, definitivamente, um dos melhores exemplos quando falamos das […]