O Quebra-Nozes

Alina Cojocaru como Clara em "O Quebra-Nozes"

Ato 1 de O Quebra Nozes, Alina Cojocaru como Clara – Royal Ballet Theater

Não tem quem não conheça a música da Valsa das Flores, ou a música dos Flocos de Neve, ou até mesmo a música da Fada Açucarada; não por saberem, de fato, de onde elas vêm, mas porque já as ouviram em diversos filmes ou animações ao longo da vida. Essas músicas tão famosas são de um balé chamado O Quebra-Nozes.

O Quebra-Nozes é um balé em dois atos, que teve estréia no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariisnky, em São Petersburgo. Depois do grande sucesso com A Bela Adormecida, Tchaikovsky foi contratado para compor a música que daria vida à coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov. O balé foi uma adaptação de um conto de E. T. A. Hoffman, “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”. Até hoje, o balé tem grande sucesso, especialmente nessa época do ano, já que a história se passa no Natal.

Ato 1

O Quebra-Nozes conta a história de uma garotinha chamada Clara, que participa de uma grande comemoração de Natal de sua família. Na troca de presentes, ela e seu irmão, Fritz, recebem de seu padrinho um quebra-nozes. Fritz não estava nem aí pro brinquedo, mas Clara, desde o início, o amou. Mais tarde, Fritz destrói o quebra-nozes e Clara fica de coração partido.

Depois de toda a celebração, estava na hora de ir dormir, mas Clara, ainda pensando no seu brinquedo, vai até o salão para checar se ele está bem. De uma hora pra outra, tudo parece ficar cada vez maior, a árvore vai crescendo e até mesmo o quebra-nozes, que fica do tamanho de uma pessoa real! E, então, Clara se vê no meio de uma batalha entre um exército de soldadinhos de gengibre e um exército de ratos, liderado pelo Rei dos Ratos, até que o Quebra-Nozes aparece para salvar os soldadinhos. Ao ver que o Rei dos Ratos está avançando contra o ainda ferido Quebra-Nozes, ela atira seus sapatinhos nele, o distraindo até que o Quebra-Nozes o esfaqueie.

Depois dessa terrível batalha, o Quebra-Nozes se transforma em um lindo príncipe e leva Clara até uma floresta de pinheiros, onde os flocos de neve dançam entre eles.

Ato 2

Clara e o príncipe viajam até chegarem a Terra dos Doces, que foi governada pela Fada Açucarada até o retorno dele. E, aí, ocorre uma grande celebração, com doces vindos de todos os cantos do mundo e danças maravilhosas!

E, então, as pessoas da Terra dos Doces começam a desaparecer misteriosamente, uma por uma. Até o príncipe desaparece, também.

De repente, Clara se encontra adormecida no meio do salão, com o Quebra-Nozes debaixo da árvore de Natal.  Ela acorda e se pergunta se foi um sonho e, então, vê a sua coroa da Terra dos Doces ao seu lado. Ela se levanta, pega o seu quebra-nozes e volta pra a sua cama, porque, se foi um sonho, ela gostaria de dormir para poder sonhar de novo.

Ato 2 de O Quebra-Nozes - Mariinsky

Ato 2 de O Quebra-Nozes, Alina Somova como a Fada Açucarada – Mariinsky Theater

Alícia

0 comment on O Quebra-Nozes

  1. gabi
    26/12/2012 at 09:22 (5 anos ago)

    Conhecia esta história mas foi muito bom re-ler pois adoro os detalhes que a compõem! Muito linda <3